Google+ Followers

domingo, 17 de fevereiro de 2013

PUDIM DE LEITE CONDENSADO COM LIMÃO SICILIANO

INGREDIENTES:
Calda:

- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de água fervente

Coloque o açúcar na forma que você assará o pudim e leve ao fogo até derreter e dourar o açúcar. Jogue a água quente por cima, cuidado para não se queimar, pois pode espirrar. Fique mexendo em fogo baixo até dissolver todas as pedras de açúcar. Pode demorar um pouco e essa deve ser a parte mais difícil do pudim. Depois que estiver dissolvido, espalhe a calda pelas bordas da forma e reserve.

Bata no liquidificador:

- 1 lata de leite condensado
- 2 latas (use como medida a própria lata de leite condensado) de leite
- 3 colheres de chá de amido de milho
- raspas de 1 limão siciliano
- suco de meio limão siciliano

Bata tudo no liquidificador. Não precisa bater muito. Se você gostar de pudim com furos bata por mais tempo, pois a mistura ficará com mais espuma e consequentemente mais furinhos.

Despeje a mistura na forma, cubra com papel alumínio, abra o forno e coloque a forma de pudim no centro da assadeira com água, faça tudo com cuidado para não se queimar com a água quente. Asse em banho maria por 1h30 ou até o seu pudim ficar durinho, vale fazer o teste do palito. Insira um palito no centro, se sair limpo está pronto. O nosso pudim ficou 4 horas no forno. Como nosso forno não é muito preciso, acho que o forno médio dele é baixo demais, por isso demorou tanto tempo. Outra coisa é que a grelha do forno estava na posição do meio, se estivesse na mais baixa teria sido mais rápido. Cuidado para não colocar o forno alto demais e acabar queimando o pudim antes de assá-lo.

Não desenforme o pudim quente! Deixe na geladeira por pelo menos 3 horas antes de desenformar. Verifique se o pudim está solto. Para isso, coloque a forma em uma superfície plana e gire um pouco, não é para virar a forma, gire, mas não tire o pudim do plano. Se o pudim rodar solto na forma ele está pronto para ser virado. Se não, passe de leve uma faca nas laterais da forma e esquente um pouco o fundo da forma na chama do fogão. Isso vai desgrudar o caramelo que pode estar prendendo o seu pudim. Por último, pegue um prato grande, coloque em cima da forma e siga o esquema abaixo para virar o seu pudim sem quebrar.